segunda-feira, janeiro 25, 2010

456 vezes Sampa

25 de Janeiro. Mais um verão chuvoso para a megalope cinza... É São Paulo, 456 anos, desde a fundação lá no Pateo do Colegio.

É inegável a saudade que tenho de Sampa, 24 anos vividos lá, sendo deles 20 no querido Tatuapé. Sem fugir dos clichês: cidade contrastante, acolhedora e também destruidora.

Quem nunca se divertiu nas suas noites, comeu bem em seus restaurantes, mas também perdeu horas em seus congestionamentos ou passou momentos de medo na mão de assaltantes?

Como conjulgar numa mesma cidade a disparidade entre Brasilândia e os Jardins? Quem nunca enfrentou a loucura das compras na 25 de Março, ou viu seu time balançar redes seja no Morumbi, Pacaembu, Pqe. Antártica, Canindé ou até na Rua Javari.

Hoje estou 660km distante, não pude fazer o ritual de todos aniversário da cidade: levantar cedo, ir à missa na Catedral da Sé, visitar o Pateo do Colégio e depois seguir ao Mercado Municipal deliciar o sanduíche de Mortadela do Mané e o Pastel de Bacalhau do Rocca Bar. Cada dia que permaneceu distante, me sinto mais paulistano, saudade em algumas doses faz bem, nos faz valorizar tudo aquilo que vivemos e hoje São Paulo, esta saudade é o melhor presente que eu poderia ter no dia do teu aniversário!

4 comentários:

Anónimo disse...

...Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas...
Tenho sorte na minha profissão viver tão intensamente a cidade de São Paulo!!! A minha selva de pedras que não troco jamais!!!
Bjos
Fiona

Dona Lô disse...

É... Se eu estivesse lá também faria o roteiro básico de aniversário. Mas eu volto, juro que volto. Vitória é 100% o oposto de Sampa, calma, quentíssima (não temos inverno!), na beirinha do mar, e é minha paixão. Jamais sairia daqui. Mas como tem gente que diz que os opostos se atraem, eis que São Paulo conquistou essa capixaba!

Anónimo disse...

que drama

Junião disse...

Ñ entendi o querida (a) anônimo, com sua frase "que drama". E por favor, faça um bem a você mesmo atualize seu navegador IE 6.0, esse povo da Z/L viu... tsc tsc tsc