terça-feira, março 09, 2010

23 anos em 7 segundos

Lembro-me de ter escrito algo à respeito do documentário Fiel, mas não me lembro de ter escrito sobre o documentário que nomeia este post. Até porque só tive o prazer de assistí-lo ontem.

Aviso aos queridos leitores: post à respeito de um documentário feito por corinthianos e para corinthianos, se você por alguma infelicidade do destino é anti-corinthiano (a segunda maior torcida do estado de São Paulo) recomento aguardar outro post rs.

Este filme/documentário narra a conquista do Campeonato Paulista de 1977, quando o Corinthians saiu da "fila" depois de 23 anos de jejum. Claro, não estive presente no Morumbi nesta data, nem passei as agruras dos anos de jejum. Então por que esta história é tão importante para mim?

Simples: Super Pai. Se hoje sou um torcedor corinthiano devo isso muito ao Super Pai, o qual desde a maternidade fez questão que eu usasse as cores alvinegras. Conforme cresci, aprendi com ele o que era ser corinthiano e isso já estava no DNA, a família da parte do meu pai respirava Corinthians. Meu falecido e querido tio Zezinho (praticamente um avô paterno) trabalhou no clube, conheci na infância grandes astros do clube em sua casa: Carbone, Geraldo, Tupãzinho, Casa Grande... E o Super Pai passou por todo este período e estava lá no dia 13 de Outubro de 1977.

Ouvi desde pequeno todas as histórias, todo o sofrimento e principalmente: a alegria que foi este título. Então quando vi o dvd, antes mesmo de assistir já tinha uma grande expectativa, pois ele traria mais bagagem sobre um período tão importante que eu não testemunhei.

O documentário é muito bem dirigido, colhe depoimentos emocionantes, divertidos de diversos ícones corinthianos: Neto, Basílio, Geraldão, Wladimir, Dr. Sócrates, Marlene Matheus, Washington Olivetto, Juca Kfouri, Celso Unsetti, Hortência, enfim um prato cheio!

No seu desenvolvimento ele narra os principais fatos desde a conquista do 4º Centenário (1954) até o título em 77, sem falar na abordagem do mistiscimo corinthiano, ou o verdadeiro "corinthianismo". Como explicar uma torcida que crescia mesmo vendo seu time a mais de duas décadas sem levantar um caneco? Como explicar uma torcida que leva mais de 50 mil pessoas a sairem de SP e ir até o rio de janeiro?

Enfim, basta dizer meus amigos que este documentário arrepia e emociona, com certeza um dos DVDs que viverá em minhas prateleiras com muito orgulho e alegria!

2 comentários:

Anónimo disse...

cade o jucilei?

Junião disse...

Hahaha pô Big Blue Boy calma! heheh escreverei sobre ele sim!