segunda-feira, maio 24, 2010

Como (não) fazer um pão

Pois é, domingão estou em casa numa boa depois do almoço esperando pelo jogo do Timão, eis que a Super Mãe surge com uma brilhante idéia: vamos fazer pão caseiro.

Mês passado, quando meu padrinho veio de Maringá comigo e ficou uns dias em casa ele fez várias fornadas (excelentes diga-se de passagem), nesse meio tempo eu, meu pai e minha mãe tentamos aprender. Sinceramente só gravei direito a parte de sovar o pão e ainda tenho lá minhas dúvidas...

Então, a super mãe começou o pão e me chamou quando precisava sovar a massa, sério isso é muito divertido, um verdadeiro exercício! Ok, deixamos a massa descansar (é, eu me esforço e ela descansa...). Meia hora depois, eu e a super mãe fomos abrir a massa, mas percebemos que ela não tinha crescido muito, perguntei se ela usou todos os ingredientes (incluindo o fermento) e estava tudo ok. Abrimos a massa, que rendeu 4 pães, deixamos descansar mais um pouco e colocamos para assar.

Estavamos meio ressabiados, não deu outra, quando abrimos depois do tempo necessário, voy lá: o pão não cresceu... A casca até estava bonita, abrimos o pão e... estava cru e solado... isso é, péssimo. Não entendiamos em que parte o trem desandou, até a super mãe olhar a embalagem do fermento: vencido em 01/05 boa!!!

1 comentários:

Dona Lô disse...

Hahaha... Querem uma dica? Quando forem fazer pão, vão até a padaria mais próxima e comprem fermento fresco. Parece uma massinha cinza, mas que esfarela nas mãos quando a gente aperta. Dissolva em leite morno e depois acrescente os ingredientes secos. O resto é como vocês fizeram: sovar, descansar... Como São Paulo é mais fria e seca (climaticamente falando), aconselho usar um pano limpo e umedecido prá cobrir a massa. Ela chega a dobrar de tamanho!
Tenta de novo, se ficar bom, me manda uma foto!