segunda-feira, maio 10, 2010

Maringá, Maringá...

"...Maringá, Maringá / Depois que tu partiste / Tudo aqui ficou tão triste / Que eu garrei a maginá..."

Ok, quem partiu fui eu e nem tudo está triste, então por que este trecho da Cidade Canção? Porque hoje a querida cidade paranaense completa 63 anos.

Se pensarmos que acidade é ainda uma criança (afinal Sampa tem mais de 4 séculos e meio), mesmo assim já é muito promissora. Posso dizer tranquilamente que é a terceira principal cidade do Paraná atrás apenas de Londrina e Curitiba (capital).

Cidade tranquila, segura, perfeita para famílias recem formadas. Aliás, falando em "recém formados" é promissora a vocação universitária da cidade: Possui uma universidade Estadual muito competente e outra universidade particular à altura.

As questões que preocupam: o crescimento populacional parece não acompanhar o plano diretor da cidade (nada comparado com o caos de Sampa), ausência de um transporte público eficaz e um trânsito muito violento (resultado da imprudência geralmente dos condutores que abusam nas largas vias da cidade).

Infelizmente, as condições para um desenvolvimento financeiro na cidade ainda estão muito atrelada ao agronegócio ou ao comércio, o que geralmente faz com que seus jovens universitários procurem as grandes metrópoles do pais. Não tenho dúvidas em dizer que nos próximos 50 anos ainda veremos esta cidade crescer muito e se destacar cada vez mais! Parabéns Cidade Canção!

0 comentários: