terça-feira, julho 27, 2010

"Massa" de modelar

Eis que levanto no domingão as 09 da matina, levanto não, abro os olhos e ligo a TV. Por que? O velho e bom costume de assistir F-1. Ultimamente, apenas acordo vejo a largada as 10 primeiras voltas e durmo, tudo depende do que fiz no sábado.

Particularmente, acordei esperançoso, afinal o Felipe Massa largaria em 3º no grid, na corrida da Alemanha uma posição melhor que o 2º colocado. E realmente a largada foi boa: o Massa pulou de terceiro para o primeiro lugar (graças a uma manobra equivocada do Vettel), a partir daí eu acordava/dormia/acordava mais ou menos a cada 5 voltas e o Massa seguia na liderança, depois de 40 voltas o sono desistiu e eu fiquei ligado na corrida.

Ledo engano: volta 49 veio a fatídica ordem dos boxes: Felipe, Fernando Alonso is fasther than you, do you understood the message? (Felipe, Fernando Alonso está mais rápido do que você, você entendeu esta mensagem?). Oito anos depois de ver o Rubens Barrichello aceitar uma ordem semelhante, o Massa fez o mesmo: entregou sua corrida.

Coisas que me estranham: Massa o campeonato todo disse que não era o 2º piloto; em 2002 ele recebeu a mesma ordem na Sauber, porém se recusou - e ficou desempregado por 1 ano. Não estou questionando o profissionalismo, mas sinceramente acreditava que o Felipe Massa era um piloto "Tier 1", aceitando a ordem deixou claro que é um piloto "Tier 2" como muitos: Barrichello, Berger, Coulthard, Irwine enfim... uma pena para nós que não sonharemos com vitórias e títulos na F-1 tão cedo.

4 comentários:

Marcelo disse...

Há tempos a F1 não é o que já foi... e não é só por não termos mais o Senna.
Ela tinha que se reinventar...

Thiérri disse...

Não concordo com o Marcelo...
A F1 não é mais a mesma pois quando máquinas fazem muito mais diferença que os humanos que as pilotam... deixa de ser esporte!

E como disse o Negão... todo mundo lembra do Senna bonitão porque ele era o piloto 1... sem a tecnologia das transmissões na época... quem garante que ele não se beneficiou muito dessa estratégia que hoje criticamos?

p.s.: Mano... desabilita esse verificado de palavras para aceitar o comentário... foi-se o tempo que spams chegavam por esse meio!!!

Marcelo disse...

Thierri, foi isso que eu quis dizer. :)

Junião disse...

Marcelo e Thiérri sinceramente acho que a F-1 poderia continuar sua missão de inovação e desenvolvimento tecnológico, afinal foi para isso que ela surgiu. Se hoje tempos câmbios automáticos, motores turbo, direções hidráulicas todos estes elementos foram desenvolvidos nas pistas de corrida. Apenas acredito que uma mudança deveria ser feita: abolir o sistema de pontuação de pilotos, mantendo apenas o sistema de pontução das montadoras não teriamos problemas como na corrida passada.

Agora quanto ao Massa, não questiono a decisão dele, a questão é todos até hoje acreditavam que ele era um piloto "Tier 1", porém no domingo deixou claro que é do "Tier 2", simples assim.

Thiérri tks pela observação sobre o captcha!