quinta-feira, maio 26, 2011

Semana Lilás - Mulher sem falta

Alô mulheres que acompanham este querido blog, o post de hoje é para vocês! Maio é o mês mundial de conscientização sobre hipotireoidismo.



Aqui no Brasil, segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) dados brasileiros mostram que cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e 20% das que têm mais de 60 manifestam algum problema dessa natureza.

Quando o hipotireoidismo não é diagnosticado, ou quando não é tratado adequadamente, pode levar a sérias complicações. Vários órgãos são afetados e muitas doenças podem aparecer ou piorar, como:

- Insuficiência cardíaca;
- Dislipidemia;
- Coronariopatia;
- Hipertensão arterial;
- Anemias;
- Disfunções respiratórias;
- Retardo mental;
- Surdez e deficiência no crescimento em recém-nascidos com hipotireoidismo congênito;
- Desordens gastrintestinais, neurológicas, endócrinas, metabólicas e renais. 

Há um ano, a sanofi-aventis realiza ações de conscientização sobre o hipotireoidismo por meio da campanha Mulher sem Falta. Entre as iniciativas estão o site Mulher Sem Falta e o perfil no Twitter (@mulhersemfalta). Agora, com a chancela do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a campanha vai realizar palestras em diversas cidades do País que visam chamar atenção do maior número de pessoas possível para as formas de prevenção, diagnóstico, sintomas e tratamentos do hipotireoidismo.

As ações da campanha vão passar pelas cidades de Natal (RN), Pouso Alegre (MG), Fortaleza (CE), Campinas, Botucatu e Marília (SP) e Brasília (DF).

Para saber mais sobre a Campanha e a Semana Lilás, acesse o site e siga o perfil de Twitter, wete blog apoia essa campanha!

3 comentários:

Dona Lô disse...

Olha, que elgal! Gostei do momento saúde aqui também!

Neanderthal disse...

Oi Junião, finalmente reencontrei seu blog. Foi através dos links no blog da dona mila. Havia desfeito o Neandethal sem salvar a minha lista de blogs e tive dificuldades em reencontrar as pessoas.
Grande beijo e saiba que eu acho o máximo esse tipo de divulgação. Vindo de um homem então... é surpreendente! Parabéns!

Junião disse...

Dona Lô e Lilás (Neanderthal) obrigado pelas visitas! De vez enquando acho importante falar de assuntos sérios e de utilidade pública. Beijos!